sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Top Ten: Comics que deviam andar a ler

Ah!Mais uma semana, mais um Top Ten! Desta vez,o top pretende recomendar alguns comics interessantes mas que não são mainstream - tipo heróis Marvel e DC. Uma vez mais o objectivo disto é gerar debate, saber as vossas opiniões e sobretudo saber que material interessante têm andado a ler. Os títulos que integram a lista são relativamente recentes, mas podem recomendar material antigo! Espero que achem piada a isto. Aqui vai.

10- Killer of Demons
A original história de um empregado de escritório que é aconselhado por um anjo(que só ele consegue ver) com muita atitude a matar os seus colegas e alguns personagens que ele vai encontrando no caminho, pois tratam-se de perigosos demónios. Mas a questão é: será que ele está a salvar o mundo nessa sua demanda ou estará somente a enlouquecer e a assassinar pessoas inocentes a comando de “vozes na sua cabeça”? Tal como muitos títulos desta lista, é da Image Comics.

9- The Walking Dead
É agora uma série de sucesso da AMC, mas começou por ser um comic da Image onde o desenvolvimento de personagem vem antes do gore (ainda que haja bastante disso também) e os plot-twists e os bons cliffhangers são quase marca registada da série de banda desenhada de zombies. É também um dos livros onde o elenco é mais descartável, pois a qualquer momento o autor, Robert Kirkman, não tem receio de matar o vosso personagem favorito. O seu sucesso é inteiramente merecido e tem continuado com um excelente ritmo apesar de já ir em 80 edições.

8-Morning Glories
Rotulada de “Runaways meets Lost”, este comic consegue realmente fazer lembrar os mistérios e twists mirabolantes da série televisiva com um contexto de adolescentes enclausurados num sítio misteriosos em situações que não compreendem. É portanto uma comparação pertinente. A história evolui contudo com os seus próprios méritos e argumentos e tem o condão de manter os leitores agarrados a todos os cliffhangers no final de cada número. Numa palavra:viciante.

7-The Stand
O livro de Stephen King é não só uma interessante história sobre o fim da nossa civilização como a conhecemos, mas também uma épica história onde um grupo de sobreviventes decide opor-se a um conjunto de indivíduos mal-intencionados liderados por Randall Flagg, o mal encarnado. É uma história do bem contra o mal, adaptada de forma exemplar pela Marvel, que daria uma excelente série televisiva.

6-Superior
Uma criança com esclerose múltipla é visitada por um estranho ser que lhe realiza um desejo. É assim que o jovem se transforma em Superior, o seu super-herói favorito, e não só abandona as suas limitações físicas mas também apercebe-se de que tem diversos poderes. Mas quando tudo parece perfeito demais, é hora de desconfiar. Mais uma inventiva história de Mark Millar que nos apresenta uma narrativa na linha de 1985 e deslocada do estilo que apresenta em Ultimates, Kick-Ass e Wanted. Será uma questão de tempo até ser adaptada para o grande ecrã?

5-Infinite Vacation
Imaginem um mundo onde é possível pagar a uma corporação para poder aceder a qualquer outra dimensão para ver que caminhos possíveis poderia a vossa vida ter tomado. Pagariam para recolocar a vossa vida no caminho desejado? É o que faz Mark, o protagonista deste novo livro da Image. O problema é quando alguns dos seus outros “eus” começam a aparecer mortos nas suas respectivas dimensões e Mark tem de perceber o que lhes aconteceu antes de chegar a sua vez.

4-Ex Machina
Um super-herói reforma-se e consegue tornar-se o mayor de Nova Iorque. O problema é que o seu passado vai assombrar e complicar uma carreira num cargo que já de si não é fácil. Brian K. Vaughn, que já nos tinha trazido os excelentes Y The Last Man e The Runaways,consolida o seu estatuto de um dos maiores escribas de bd da actualidade com este cruzamento entre “Os Homens do Presidente” e o universo dos super-heróis. Uma grande saga em 50 edições da Wildstorm Comics.

3-Northlanders
Quem gosta de comics que nos relatam histórias de outros tempos, como 300 de Frank Miller, provavelmente irá gostar deste conjunto de histórias sobre guerreiros vikings que se degladiam por poder, dinheiro, glória e honra. Excelente pacing narrativo servido de boas ilustrações, é um must para quem gosta de um bom épico.Da Vertigo.

2-Scott Pilgrim: Finest Hour
O volume final da saga de acção, aventura e romance cujo sentido de humor apurado, desenhos com influência mangá e toneladas de referências nerd conquistou o mercado indie dos comics norte-americanos até conseguir uma adaptação para um “major motion Picture”! Se gostaram do filme, ainda vão gostar mais da bd. Agora disponível em português, a bom preço.

1-The Umbrella Academy
É uma história extremamente original munida de excelentes desenhos que fazem lembrar um pouco o Mike Mignola. Um conjunto de crianças com poderes (MUITO) especiais é treinada por um professor numa academia que os prepara para enfrentar as mais bizarras e hilariantes ameaças. Anos depois o professor está morto e esses indivíduos, agora adultos, seguem os seus próprios percursos. Mas quando surge um perigo que os ameaça a todos surge, está na hora de se reunirem. Esta sinopse não faz de todo justiça a uma das maiores surpresas que tive a ler um comic nos últimos tempos. Recomendo sem reservas esta mini-série da Dark Horse.


Para a semana que vem o Top Ten regressa com um conjunto de escolhas que deverá - à semelhança do 1º Top Ten- ser muito discutível. Se não discordarem das escolhas, devem discordar da ordem, heh!

6 comentários:

War disse...

Bem, parece que tenho muita coisa para ler.
Desta lista toda ainda só "mergulhei" no Walking Dead, que recomendando vivamente a quem ainda não leu.
Infelizmente, a minha pesada carga de trabalho fez com que me afastasse da leitura (excepto de coisas relacionadas com Tradução).
Neste momento tennho Walking Dead e SoIaF: Clash of Kings (eu sei que não é um comic, mas é bom na mesma) parados, querendo num futuro hipotético ler o que me falta do Superman & Batman, começar o Ultimate Avengers e talvez a Saga do Green Lantern.

De material antigo recomendo o sempre bom 100 Bullets... :D

Fiquei admirado com a falta do Sea Bear & Grizzly Shark na lista... :(

Conquest disse...

War: aSoIaF e Walking Dead ainda vão dar para te entreter uns tempos valentes.Ah e claro que podes recomendar livros sem ser comics! Mas parece que isso vai dar um outro top ten porreiro daqui a umas edições.

Quanto à ausênsia do Sea Bear edo Grizzly Shark...a história do Grizzly Shark é hilariante, mas a do Sea Bear é fraquinha, daí não estar na lista. Os dez de que aqui falei são títulos onde não encontro falhas quase nenhumas. Outros que ficaram fora da lista foram Joe, the Barbarian, American Virgin, Nemesis, Invincible e podi tar aqui o dia todo...

Ah! E ainda bem que mencionas o 100 Bullets. Só li os primeiros 5 TP´s. Tenho de acabar de ler a série!

Conquest disse...

Bah!Escrevi mal "ausência" e "podia". Porque é que o Blogger não tem uma função "edit"??

Rant mode over.

War disse...

É justo! Também vejo que te esqueceste de recomendar o teu comic de eleição (o teu avatar diz tudo)... :)

Side note: Já te disse para aplicares o sistema de comments novo. É chato porque ficamos sem os comentários antigos, mas por outro lado ganhamos maior diversidade...

Conquest disse...

Ah, alguns como Preacher, Sandman, Swamp Thing, Watchmen e 100 Bullets (bem...toda a Vertigo!) não inclui porque assumi que muitos dos nossos leitores já os tenham lido e já são ícones da nona arte. Assim optei por títulos recentes (como mencionei no início do post), sendo muitos de 2010.É um pouco para divulgar títulos que merecem oportunidades.

Quanto aos comentários...posso aplicar o código html ao blog. Mas primeiro, os outros membros estão de acordo?

Danny disse...

só subscrevo 4 pq os outros 6 parecem me maus e deprimentemente clichés.~
os quatro que subscrevo é o umbrella que é espetacular, o northlander tem um bom argumento, o scott pilgrim é o que já conhecemos e é bom, e o infinite vacation parece me interessante.

O walking dead sinceramente n me puxa, mto menos a nova reediçao. zombies a preto e branco com um desenho pessimo custa a ver. mas o argumento é lindo, mto televisivo.
o killer of demons só a premissa em si parece me má, mas a image á mto que nos habitua a coisa más e clichés.
o ex machina como argumento n me puxa. odeio tramas politicas de bastidores e esse tipo e americanices de homens do presidente.
o morning glories nem vou comentar a juvenialidade.
o the stand e o superior nem devem ser maus, mas sao terriveis clichés, e pra ver reruns de coisas já feitas vejo a rtp memória.

my slice of opinion pie ;)

Enviar um comentário

A sua opinião é importante ou irrelevante, de qualquer maneira queremos saber o que pensa sobre isto...