quarta-feira, 27 de abril de 2011

VGR Extra -- PSN Shitstorm

UPDATE: Ao nono dia do blackout da PSN a Sony revela que os dados dos cartões de créditos não foram violados: "Todos os dados dos cartões de crédito estavam protegidos, e o acesso físico ou através da rede foi restringido". A mensagem deixada no PlayStation Blog confirma que os sectores que continham os dados estavam encriptados e não existem quaisquer sinais de interferência. O mesmo não se pode dizer das informações pessoais (ver post). A Sony pediu também ajuda ao FBI e às autoridades Canadianas de forma a apurar a extensão da intrusão. Como nota de remate, informo os leitores de que as acções da Sony caíram 4,5% na Bolsa de Tóquio -- valor mais baixo desde o terramoto do mês passado...

--------------------------

Olá Povo

Hoje trago-vos um update da situação da PSN (PlayStation Network). Provavelmente muitos de vós já viram algo nas notícias e ao que parece é tudo verdade. Na passada terça-feira, dia 19 de Abril, a Sony encerrou a PSN. Ao que parece, isso aconteceu devido a um "intruso" que se terá apropriado de uma quantidade incontável de informação dos cerca de 77 milhões de utilizadores do serviço. A informação, segundo Patrick Seybold, Director para a Comunicação da SCEA (Sony Computer Entertaintment America), vai desde "Nome, Morada, País, Endereço de E-mail, Data de Nascimento, Passwords e Logins da PlayStation Network/Qriocity".

Até aqui nada de extraordinário. A shitstorm ganha proporções épicas quando Seybold afirma que não sabe ao certo "se as informações das compras efectuadas online também foram expostas" -- mais propriamente, se as informações dos cartões de crédito dos utilizadores também foram "sacadas". Como diria o poeta numa situação destas: "All sings point to YES". A Sony afirma ter contratado "uma empresa de segurança de reputação elevada para ajudar os técnicos a resolver o problema" e estes só terminaram a avaliação da falha de segurança algures entre ontem e hoje, tendo a empresa nipónica comunicado o que apurou aos utilizadores.

Como bom americano que é, Kristopher Johns de Birmingham, Estado do Alabama, rapidamente moveu uma Acção Judicial contra a Sony "em nome de todos os utilizadores lesados com a situação", acusando-a de "negligencia no tratamento de dados, incluindo a falha da manutenção da sua Firewall e sistema de segurança e falha ao encriptar dados, guardando-os sem autorização dos utilizadores". Por isto, Johns pede ao Tribunal que ordene o Arguido (Sony) a pagar danos a todos os utilizadores. Johns espera ainda que o tribunal trate este caso como uma Acção Judicial Colectiva, permitindo assim que o Americano represente todos os utilizadores da PSN. Este procura também indemnizações compensatórias, punitivas e por violação, de quaisquer prejuízos, mais juros, assim como custos relacionados com advogados e Tribunais.

Os analistas afirmam que, tendo de pagar, a Sony deverá dar a cada utilizador lesado cerca de $320 (cerca de €220), colocando "o bolo" a 24 mil milhões de dólares...

1 comentário:

Conquest disse...

Epa, 220 euros davam-me jeito agora, lol.

Enviar um comentário

A sua opinião é importante ou irrelevante, de qualquer maneira queremos saber o que pensa sobre isto...