domingo, 12 de dezembro de 2010

VGA 2010 -- os melhores do Ano

Olá Povo

O prometido é devido, e como tal, venho aqui para vos anunciar os vencedores dos Vídeo Game Awards 2010.

O grande vencedor da noite/ano foi Red Dead Redemption, conhecido por estas bandas como Purple Monkey Dishwasher, Green Spleen Submarine, ou Brown Alive Redemption. O título da Rockstar, produtora da saga GTA, venceu nas categorias de Melhor Jogo do Ano, Melhor Som e Melhor DLC.

Nas outras categorias destaco Mass Effect 2 como o runner-up, tendo ganho nas categorias de Melhor RPG, Melhor Jogo Xbox 360, e Melhor Software House (BioWare).










De resto, os suspeitos do costume:
- Assassin's Creed Brotherhood ganhou Melhor Jogo Acção Aventura;
- Super Mario Galaxy 2 ganhou Melhor Jogo Wii;
- God of War 3 ganhou Melhor Jogo Ps3 e Melhores Gráficos;
- Call of Duty Black Ops ganhou Melhor Shooter;
- Starcraft 2 ganhou Melhor Jogo PC;
- God of War: Ghost of Sparta ganhou Melhor Jogo para Consola Portátil;
- e Halo: Reach ganhou Melhor Multiplayer.

Como seria de esperar, alguns estúdios aproveitaram o evento para fazer cock-teasing:

Unchated 3: Drake's Deception


Batman: Arkham City


Mass Effect 3 (o grande anúncio da BioWare)


A nova personagem de Mortal Kombat


Dos restantes destaco:
- Prototype 2
- Resistance 3
- Forza Motorsport 4
- Elder Scrolls 5: Skyrim, a sequela do popularíssimo Oblivion;
- e o teaser de InSane, o jogo que conta com a participação de Guillermo Del Toro.

Devido à grande audiência, os servidores do Gametrailers por vezes devolvem um site meio manhoso. Um simples refresh e a coisa fica bem.

Por hoje é tudo. Digam de vossa justiça o que acham dos vencedores. Até à próxima...

5 comentários:

Conquest disse...

Bom report! Segui com alguma atenção os VGA´s e parece-me que cobriste todos os pontos importantes.

1-Uncharted 3 tem um desafio interessante na modelação realista das partículas de areia. O vídeo parece interessante e aposto que está um jogaço.

2- O Arkham City tá com umas scut-scenes muito boas.Estou em pulgas para ver gameplay. Ter o Hugo Strange como vilão é uma boa jogada, visto que este pode bem ser o vilão do novo filme do Nolan.

3- Londres!!Parece que a batalha vem à terra e que Shepard está puto da vida. Parece também que vou finalmente jogar a série, visto que ME 2(com um dvd interactivo que conta o que se passou em ME1) e ME3 vão sair para a ps3. Grande golpe da Sony.

4-Kratos em Mortal Kombat acabou de quebrar a indecisão entre Mortal Kombat e Marvel vs Capcom 3 para muita gente, "penso eu de que".

Os vencedores dos prémios são os mais justos e os mais previsíveis. Dos restantes anúncios, dá para ter uma ideia boa do que prototype e resistence vão oferecer...o resto são teasers algo crípticos e não dá para formular uma opinião.

Dos anúncios que ficaram de fora do post, não há nada que se destaque excepto o novo SSX, série de snowboard que muito aprecio. Parece que exploraram o perigo desse desporto e adicionaram um modo de planar na jogabilidade.

War disse...

Epá, com todo o respeito pela Rockstar, o God of War merecia ter ganho. Também confesso que ainda não toquei nos outros jogos, mas a ideia por mim formada do Red Dead Redemption era a de um GTA passado no velho oeste, com os mesmo bugs e shortcomings que a referida série tem.

Dos outros títulos...

- o prémio para o Starcraft 2 foi bem merecido. O jogo está simplesmente fenomenal, e a Blizzard já fodeu o Povo ao anunciar a expansão do mesmo para 2012;

- God of War 3 mereceu o prémio para melhores gráficos! O shit-fest com o qual somos brindados sempre que vamos de frente para uma onda de inimigos está brutal: cabeças a voar, sangue jorrado para todos os lados, malta a ser partida em dois (literalmente)... tudo isto em Full HD;

- Assassin's Creed repete o mesmo prémio do ano passado, desta feita com Brotherhood. Infelizmente ainda não pude meter as minhas mãos no título mas, se tudo correr como eu quero, pode ser que Pai Natal mo dê (quando digo Pai Natal refiro-me a mim);

- o Black Ops... pois... já o tenho há bastante tempo mas ainda não tive oportunidade para o jogar (mais um missão para o Natal).

Dos trailers...
- Gostei muito do vid do Batman. Pancadaria ao estilo Arkham Asylum! Mal posso esperar;

- Uncharted 3... primeiro limpamos Mexicanos, Pretos e Chinocas. Depois vieram os Russos. Agora vamos para os Árabes! Nathan Drake: propagating the master race!! Tenho de acabar o segundo capítulo da saga mas também estou em pulgas para saber novidades do terceiro;

- Mass Effect 3... não estava à espera! Acho muito cedo, mas também vejo qualidade nos produtos da BioWare. Bring it!

- Kratos no Mortal Kombat... já não é a primeira vez que o Fantasma Espartano aparece em Beat'em Ups, mas acho que fazia mais sentido ele estar no Soul Calibur do que no Mortal Kombat! Vamos ver no que dá. Still, it's awesome...

- Prototype 2... digo-vos já, tendo jogado o primeiro, e sabendo como ele acaba, não estava à espera que esta sequela fosse sair. Ainda mais com o história absurda com que parece estar. O personagem do primeiro é agora o mau da fita? Enfim... eu aposto que é mais do mesmo. Posso estar errado, e sobretudo espero que isto não seja uma resposta fútil ao InFamous 2.

E ficam aqui os meus 2 Cents...

Conquest disse...

Parece-me que a decisão de colocar RDR como o jogo do ano deve-se a três factores.

1) Sendo um título multi-plataforma, agrada a gregos e troianos. A decisão de dar a God of War e a Mass Effect 2 os prémios de melhor jogo ps3 e melhor jogo xbox 360 prendem-se certamente com o carácter de exclusividade que estes teriam. Assim conseguiram premiar 3 jogos bons, 2 deles nas respectivas plataformas.

2)O jogo mereceu mesmo. Estamos a falar de um jogo com um extraordinário consenso da crítica: tem uma média de 95% no Metacritic, que estabelece uma média de vários críticos de diversas publicações credíveis.

Entendo que aches o God of War superior (o teu avatar diz tudo,lol), visto que foi o primeiro que compraste para a ps3 e torna-se difícil distanciares-te emocionalmente dele. Para além do mais, tecnicamente é irrepreensível, é muito divertido e um justo vencedor dos prémios que obteve. Mas não é melhor que o RDR num ponto fundamental:a história. Kratos afinal tornou-se numa caricatura dele mesmo, num personagem com quem é difícil simpatizar pois a caracterização dele aproxima-o de um animal meramente sedento de sangue. Nos capítulos anteriores havia a noção de herói trágico...entendia-e a motivação dele. Neste 3º capítulo,nem por isso. Já Red Dead Redemption vence na caracterização de Marston, que acerta no arquétipo do herói do faroeste. A história do jogo foi amplamente elogiada também. Obviamente que nos aspectos gráficos e sonoros obteve variados elogios.
E também teve aquele que deverá ser o melhor DLC do ano:)

3)O factor originalidade. Está bem que RDR é uma sequela espiritual de Red Dead Revolver, mas a verdade é que em comum só têm o setting. O estilo deixou de ser em missões para passar para sandbox e houve um investimento na atmosfera cinemática. Por isso é como se não fosse uma sequela (chiça, nem o protagonista é o mesmo!). Em God of War, não há o factor novidade e originalidade. As mecãnicas são sobejamente conhecidas e a estrutura do jogo "porrada-porrada-boss-quick time event-porrada-porrada-puzzle" revela algum desgaste.O personagem é o mesmo, as armas se não são as mesmas são parecidas... Os VGA´s têm de premiar e incentivar o que se faz de novo, senão o futuro dos videojogos são prateleiras cheias de sequelas!

Por isso aflige-me que os trailers dos VGA´s sejam quase só de sequelas. Existe um medo nesta indústria de arriscar e este está a tornar-se dolorosamente evidente. As sequelas produzidas têm qualidade? Têm, sim senhor! Mas a malta qualquer dia farta-se.

War disse...

Analisando friamente o que escreveste, não posso fazer mais nadas senão concordar contigo. God of War é uma das sagas que acompanho desde o primeiro dia (se tivesse uma PSP comprava os dois títulos que me faltam jogar), mas, se formos a ver, também acompanho o GTA desde o início. Compreendo que a Rockstar tenha evoluído bastante desde os seus primórdios mas, e indo buscar um pouco do que escrevi no comentário anterior, o RDR não é mais nada senão um GTA passado no velho oeste. Mais uma vez afirmo: o facto de não ter jogado o jogo pode estar a pesar um pouco na minha decisão. No entanto, não deixo de acreditar que um jogo com as características do GTA chegou a jogo do ano! É só esse o ponto que queria deixar claro. De resto, dou a mão a mal à palmatória: o meu coração falou mais alto... :D

Conquest disse...

É perfeitamente natural que aches o jogo o melhor, daí o teres comprado. Afinal de contas, é um excelente jogo de uma saga que nos habituou à excelência! Os jogos são, ainda que alguns membros dos media e alguns políticos nos queiram convencer do contrário, arte. E toda a arte é subjectiva, o que para mim pode ser bom,para ti pode ser horrível e vice-versa.

Uma coisa é certa: ambos são jogos do caralho.

No fundo, o que quis dizer com o meu (demasiado extenso) texto é que entendo por que é que o RDR ganhou. Não é necessariamente a minha esolha, pois não joguei o suficiente de nenhum dos títulos para dar uma opinião justa e informada.

Enviar um comentário

A sua opinião é importante ou irrelevante, de qualquer maneira queremos saber o que pensa sobre isto...